Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/05/21 às 12h55 - Atualizado em 10/05/21 às 11h12

Parabéns para você que trabalha todos os dias no seu próprio negócio

COMPARTILHAR

1º de maio também é seu dia: empreendedor

 

A Secretaria de Empreendedorismo parabeniza, no dia de hoje, a todos os trabalhadores, que com muita garra, dedicação e persistência, movimentam a economia da capital do nosso país.

E para quem não sabe, o Dia Internacional do Trabalhador é feriado não apenas no Brasil, mas em muitas nações. A data marca as lutas por direitos trabalhistas, transcorridas desde o final do século XIX e é dedicada à conquista de todos os trabalhadores durante a história.

Esse dia surgiu decorrente da greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1.º de maio de 1886. Esse episódio teve como mote, a luta pela melhoria das condições de trabalho, como a redução de jornada (de 13 horas para 8 horas), o aumento de salários e o descanso semanal e as férias.

Dia 1° de maio se tornou, desde então, uma data muito importante para o Brasil, consequentemente para Brasília, que mostra a cada dia sua força de trabalho e se destaca por ser uma cidade receptiva por acolher pessoas de todos os lugares do país, com o sonho de crescer.

No entanto, nesse novo cenário em que o mundo vive, onde muitos deixaram de ter suas carteiras de trabalho assinadas, encontraram no empreendedorismo o escape para sobrevier e a solução para aumentar sua renda familiar. Segundo o Mapa das Empresas, entre maio e agosto de 2020, mesmo na pandemia de Covid, 22.136 novas empresas foram abertas no Distrito Federal.

O que pode explicar esse número alto de crescimento de pessoas com o próprio negócio é a facilidade de criar uma empresa e começar a trabalhar de forma formalizada, simples e facilitada, em poucas horas, por meio do Simplifica PJ, um Programa desenvolvido pela a Secretaria de Empreendedorismo e parceiros, onde o micro e pequeno empreendedor encontram em um só local, 15 instituições que auxiliam e formalizam suas empresas.
Para o Secretário de Empreendedorismo Amós Batista, a força de trabalho empreendedora é fundamental para o DF, pois traz soluções, movimenta a economia e gera empregos. “Quando o empreendedor decide construir o seu negócio está usando a sua força de trabalho em prol de um bem maior: a geração de novos empregos, pois deixa de ser empregado, para se tornar empregador, o que beneficia o desenvolvimento da cidade.”, destaca Amós Batista.

E com cada vez mais empreendedores no DF, cresce também a necessidade de capacitação desses novos empresários. A Secretaria de Empreendedorismo do DF vem trabalhando cada vez mais, para criar programas, parcerias e projetos de incentivo ao empresário, para que a força de trabalho consiga melhorar e fomentar o empreendedorismo do Distrito Federal, valorizando assim todos os nossos trabalhadores que incansavelmente movimentam a nossa economia.

Parabéns trabalhador e o nosso muito obrigada!!!