Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/07/20 às 17h35 - Atualizado em 3/08/20 às 13h11

Unidade de Apoio à Mulher Empreendedora oferece apoio jurídico e psicológico às empresárias

COMPARTILHAR

O trabalho, gratuito e voluntário, é fruto de um acordo de cooperação assinado com a Riex

 

Com a pandemia, surgiram novas demandas na Justiça: inadimplência; questões trabalhistas e não cumprimento das garantias do direito do consumidor. Em tempos de crise, clientes, empreendedores e Estado se viram com a arrecadação reduzida, com o acúmulo de dívidas e diante de uma série de confrontos legais.

 

Por isso, a Secretaria de Empreendedorismo, em parceria com a Rede Internacional de Excelência Jurídica do DF (Riex-DF), acaba de criar o Núcleo de Resolução de Conflitos para Mulheres Empreendedoras. “Muitas mulheres são arrimo de família e, por isso, precisamos de ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. Com tal intuito, estamos firmando acordos de cooperação com entidades privadas que venham fortalecer esse nosso plano de governo”, afirma a secretária Fabiana Di Lúcia.

 

O objetivo é oferecer, gratuitamente, audiências de mediação e/ou negociação on-line, para que as empresárias possam solucionar conflitos nas áreas trabalhistas, tributárias, cível ou referentes à administração pública. A ideia é evitar futuras ações judiciais, referentes às questões que poderiam ser solucionadas com uma boa conversa e entendimento das partes envolvidas. Isso poupa, inclusive, tempo de espera, gastos financeiros, além de reduzir a demanda do Judiciário.

 

“Com a criação do Núcleo de Resolução de Conflitos, as mulheres empreendedoras podem contar com uma importante ferramenta para resolverem problemas com fornecedores, clientes e devedores, sem qualquer custo”, afirma Patricya Coalho, chefe da Unidade de Apoio à Mulher Empreendedora da Semp.

 

A parceria também oferecer atendimento psicológico às empresárias, que estão convivendo com a ansiedade e insegurança diante do endividamento ou do desemprego.

O trabalho será realizado por uma equipe de dez mediadores e negociadores voluntários, todos capacitados pela Riex-DF e pelo Centro de Excelência em Negociação e Mediação (CENMA). Também estarão disponíveis dez psicólogos, que irão oferecer atendimento por meio de videoconferência. Em razão da pandemia, os atendimentos serão realizados virtualmente, de terça a quinta-feira, das 8h30 às 12h30.

 

As empreendedoras interessadas poderão agendar um horário a partir do dia 3 de agosto, enviando um e-mail para uame@df.gov.br ou marcar a consulta pelos telefones (61) 2141-5554 e (61) 2141-5558.