Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/20 às 15h12 - Atualizado em 29/01/21 às 10h16

Melhorias para w3 Sul

COMPARTILHAR

Empresários e moradores discutem melhorias para a região

 

Foto: Tiago Martins

Quem não se lembra da avenida mais badalada de Brasília? A W3 Sul já foi palco de carnavais e manifestações, além de já ter sido considerada o shopping da capital. Aos sábados era o ponto de encontro das pessoas que vinham caminhar, muitas vezes só para passear. A avenida recebia personalidades como, senadores, deputados e artistas, e até o Pelé já desfilou em carro aberto por lá. Salões de beleza, supermercados, restaurantes e bares viviam sempre lotados, o que gerava e movimentava a economia da cidade.

 

Com o passar do tempo, as coisas foram mudando. Atualmente, a W3 Sul deixa apenas memória afetiva por quem passa por ali. O movimento da avenida, nos dias de hoje, resume-se ao horário comercial das lojas que ainda sobrevivem. Aos fins de semana, sobram calçadas vazias e vagas de estacionamento. À noite, as quadras permanecem desertas e silenciosas. Imagens muito diferentes das que se via há 30 anos. Até os anos 1980, o local era considerado o coração da capital federal.

 

Com o intuito de resgatar a agitação e a economia local, o Secretário de Empreendedorismo, Mauro da Mata, em reunião ontem (14), com representantes do segmento de supermercados, como a ABRAS, a Fecomércio, a ACDF, a CDL e o Sindivarejista, ouviu sobre o impacto resultante do fechamento da W3 Sul aos domingos e feriados, bem como as demandas para melhorias das atividades econômicas na região.

 

A proposta da reunião foi criar um grupo de trabalho com os representantes do segmento, para acolher as demandas, inclusive das associações de moradores da W3 Sul, que será encaminhada pelo Secretário Mauro, ao governador Ibaneis Rocha, que providenciará as devidas soluções necessárias.

“Estamos atuando para contemplar o segmento e buscar um ambiente saudável e próspero em uma área tão significativa para a história de Brasília e para que nem um dos lados seja prejudicado”, afirma o Secretário Mauro da Mata.

 

É importante ressaltar que foi ali que começou o crescimento ao empreendedorismo, porém a realidade atual é outra. Uma das sugestões do Sindivarejista é a abertura de algumas passagens da avenida, outra opção sugerida, pelo Sindsuper, seria a continuidade da revitalização da W3 Sul.

 

As opiniões ficam divididas. Por isso, a importância de ouvir os lados interessados, inclusive os moradores da região e da sociedade brasiliense, justamente por ser uma discussão ampla e delicada.

 

Com isso, a Secretaria de Empreendedorismo, tem como objetivo acolher todas as propostas e demandas para que a W3 Sul volte a ser o centro do empreendedorismo, fomentando assim o desenvolvimento econômico do Distrito Federal.